quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Aconchego... Amor Frio Lareira

Para os que gostam de mais 
conforto, preparei uma lareira... 
é só pegar um livro, um bom filme, 
um edredom, e curtir o calorzinho...

AO CALOR DA LAREIRA

Mesmo só, quando ao pé do fogo da lareira
Ponho-me a recordar o que fui e o que sou,
A minha sombra - a eterna companheira
Que em dias bons e maus sempre me acompanhou,
Fica perto de mim de tal maneira
Que não parece sombra. E' alguém que ali ficou.

Somos dois. Cada qual mais triste e mais calado.
Anda lá fora o luar garoando no jardim...
Tenho pena da sombra imóvel a meu lado
Possuída da expressão de um silêncio sem fim.
E recordo em voz alta o meu tempo passado
E a sombra chega mais para perto de mim. 

Ah! Quem me dera ter um bem que se pareça,
Que lembre vagamente outro que longe vai:
As mãos da minha Mãe sobre a minha cabeça,
O consolo de amigo e a fala do meu Pai.

E antes que a noite passe e a alma se me enterneça,
Abro a janela e espio a lua que se esvai...
Qual! E' inútil. Por mais que esta lembrança esqueça,
Uma lágrima cresce em meus olhos e cai...

Deus há de permitir que eu adormeça
Com as mãos da minha Mãe sobre a minha cabeça,
Ouvindo a fala comovida de meu pai.

_Olegário Mariano_
- In Quando Vem Baixando o Crepúsculo

Poema acolhedor numa manhã fria

Tenho as Palavras a arder,
na ponta dos dedos...
hoje, servirão para acalentar, 
os olhares e a Alma,
de quem por aqui passar,
acolhedoras, aprazíveis,
mas simples,
tal como eu...
eu, que as visto dos Sentidos afáveis,
para que sirvam na Alma de quem passa.
A lareira crepita.
Queima a vaidade..
a que tenho... e a que pensava não ter!
Ser Poeta até morrer,
não vale a pena...
se primeiro não souber ser pessoa!
Dispo o meu Ser
e visto-o na Alma de quem passar!
Ser Gente,
implica saber Amar...
altruísticamente!
O lume arde,
acolhedor...
alimentado pelo natal que vêm!
E para quem não têm,
o Amor que arde...
nunca é tarde,
para uma conversa com a Alma
aninhado ao som da lareira que crepita!
Eu, 
tapei-me com cada folha escrita,
na última noite...
Palavras dóceis,
plantadas em mim pelo meu Amor!
Vá cada um, para onde for...
leve a chama que crepita,
e o Amor que não morre!

_Andy_


Nenhum comentário:

Postar um comentário