sexta-feira, 18 de outubro de 2013

EU QUE FIZ -- Bolo de Cenoura com Granulado de Chocolate


Bolo de Cenoura com granulado 
de chocolate
e calda de baunilha...

Só acrescentei :
1/2 xicara de granulado de chocolate 
e fiz uma calda:
com 1/2 xic. de açúcar, 
6 colheres sopa de agua, 
1 colher de sopa 
de essência de baunilha 
e 1 colher de sopa rasa de margarina sem sal.
Levei ao fogo até ficar grossinha. 
a margarina é so para não deixar a calda 
açucarar. 
e ainda misturei depois de a calda pronta 
1 colher de sopa de 
raspa de laranja mas é opcional.






Bolo de Cenoura 

3 xic. das de chá de farinha de trigo peneirada
1 xic. das de chá de açucar refinado
1 colher das de sopa de fermento em pó
3 ovos 
1 xic das de chá de óleo
4 cenouras medias ( eu coloquei 3 grandes neste bolo)
Raspa da casca de uma laranja é opcional, eu coloquei neste bolo.

Modo de preparar:

Primeiro unte e enfarinhe uma forma de tamanho médio
Acenda o forno na temperatura de 180 graus.

No liquidificador bata as cenouras sem casca e picadas
junto com o óleo e os ovos.
Numa vasilha coloque a farinha peneirada, o açúcar e o fermento em pó, misture bem e acrescente as cenouras liquidificadas, misturando bem sem bater, coloque na forma e leve ao forno ja pré aquecido por 45 minutos, tire do forno e deixe esfriar um pouco, retire da forma e cubra com cobertura de sua preferencia.

Calda de Chocolate.

1 xic. de açúcar
2 colheres das de sopa bem cheia de chocolate em pó
1 colher das de sopa de margarina sem sal
3 colheres das de sopa de leite
misture bem e leve ao fogo mexendo algumas vezes
deixe ferver ate engrossar um pouco, tire do fogo e aplique sobre o bolo.Se quiser coloque granulado de chocolate.

Como Guardamos os Nossos Alimentos




Quantas vezes eu perdi verduras e legumes, isso pra não falar nas frutas. Só por não saber como cuidar deles adequadamente e armazenar no lugar certo. Mas, agora é diferente e eu preciso dividir este conhecimento com vocês.

Se a gente lavar e conservar os vegetais em embalagens lacradas, eles vão durar muito mais tempo e estas embalagens podem ser lavadas e reutilizadas. 

A alface, por exemplo, fica fresca por mais tempo se você lavar e secar bem antes de guardar em saco plástico. Se for do tipo ziploc facilita muito, mas se não for tudo bem, use o comum o resultado é o mesmo só precisa retirar o ar e feche.


O pimentão, a berinjela, a abóbora, a beterraba, o cogumelo, o brócolis, a cenoura, a couve-flor, o aipo, a vagem e o repolho você também no saco plástico sem tirar o ar (frouxo) e colocar no gavetão da geladeira que é hermética e mantém a umidade.



Alguns vegetais não se dão bem com ar frio o pepino é um deles, você pode mergulhá-lo em água fria e depois conservá-lo em local seco e fresco. A batata também, pois o amido se degrada muito rápido. A abobrinha, o alho, o gengibre, o tomate e as cebolas maduras ficam melhores em local fresco e seco.


Quase todas as frutas se dão melhor em temperatura ambiente até amadurecer. Isso inclui maçã, melão, pera, ameixa, abacate, pêssego e abacaxi. As frutas mais delicadas como a uva e o morango não devem ser lavadas a não ser na hora de comé-las, pois a camada que as envolve serve de proteção. Guarde-as em sacos plásticos com furos para não abafá-las.


As frutas cítricas como a laranja e o limão devem ser mantidas em temperatura ambiente porque tem uma cobertura cerosa que conserva seu frescor.



As ervas frescas como a salsa, a cebolinha e o coentro podem ser guardados sem lavar em sacos plásticos frouxos e na gaveta da geladeira ou picados e congelados em potes adequados.

Cliquem no link e saibam mais sobre armazenamentos
de alimentos e conservas.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia do Professor - 15/10

"O professor se liga à eternidade. 
Ele nunca sabe quando cessa a sua influência". 
(Henry Adams)

AO MESTRE DOS MESTRES
_JESUS_

Quando falamos em Mestre, 
não podemos esquecer 
daquele que veio até nós,
para nos oferecer
o caminho que nos levaria
à casa do Pai, um dia.
Garantiu que ao seguir
os seus ensinamentos,
poderíamos reduzir
os nossos sofrimentos.
Mas nós jamais aprendemos
tudo o que ele ensinou...
Seguimos pela vida errando,
a outros e a nós magoando,
sofrendo e causando dor.
Sou mestre, porém sou pequena
e tenho muito a aprender...
Tirei alguns da ignorância
- sei que isso valeu a pena -
mas continuo sem saber...
Mestre Jesus, eu te imploro,
ampara-me quando choro,
estende tua mão amiga,
pega a minha e fala: siga!

Autora: Cibele Carvalho

O DRAMA DOS PROFESSORES 
Texto de Marcial Salaverry

Estamos quase chegando ao tão falado Dia dos Professores. Então, vamos falar sobre o drama dos professores brasileiros, mal remunerados, mal compreendidos, tendo que dar um duro danado, matando alguns leões por dia (com vontade de substituir os leões por alunos...) para poder sobreviver.
São eles realmente o elo que liga as gerações, entre Pais e Filhos. São os incompreendidos e abnegados professores e professoras. Ainda me lembro do que aprontei em meus tempos de estudante, e a eles peço que me perdoem, tá? Na época não sabia que a vida de vocês era essa batalha, porque se soubesse, teria sido um pouco mais bem comportado, claro que sem fanatismo, porque sempre tive um espírito, digamos muito brincalhão, embora eles dissessem que era de porco.
Muita gente acha que é muito fácil ser professor. É só decorar as aulas, e despejar matéria em cima dos alunos. Depois, corrigir as provas, dar as notas, e pronto. É verdadeiramente uma maravilha ser professor. Beleza pura. Se voce acha isso, vai lá. Experimenta.
Agora, esqueçamos as utopias, e vamos para a realidade. É uma das classes mais mal remuneradas que existe. Se não tiver outras fontes de renda, tem que correr feito doido atrás da bola, em 3 e 4 empregos, para tentar morrer de fome com dignidade, e nem sempre o consegue.
Não podemos esquecer os longos anos de estudo para chegar ao Magistério. Realmente, Professor não é uma profissão, é um estado de espírito. É uma vocação. É masoquismo.
Agora entra em pauta a parte mais delicada do que é ser Professor, ou seja, o que deveria ser a complementação da educação iniciada nos lares. Deveria, mas na maior parte dos casos (principalmente no curso primário), as crianças chegam para as salas de aula sem a mínima orientação de vida, sem sequer saber com exatidão o que foram fazer na escola. 
Nesses casos, o Professor tem que fazer a coisa desde o início. Precisa burilar a criança. Trabalhar a cabecinha, “trazendo-a” para o ambiente escolar. Esse trabalho nem sempre é compreendido pelos pais, que acham ser uma “interferência” na educação familiar, que inexiste.
E quando numa sala de aula existe um ou mais “adolescentes rebeldes”, fruto de uma “deseducação familiar” total e completa, a coisa fica complicada. Os professores, em casos como esse tem que fazer “das tripas coração” para não deixar que o mau aluno deteriore o ambiente da sala de aula. 
Procura os pais que nem sempre colaboram (nunca tem tempo para ir às reuniões). Enfim, não é fácil lidar com esse tipo de adolescentes.
É preciso muita psicologia para lidar com crianças, dada a heterogeneidade que se encontra em uma sala de aula, mas as crianças pequenas são, por vezes, mais maleáveis, embora existam aqueles crianças mimadas e "vítimas" da super proteção familiar.
O problema principal são os adolescentes, que já trazem mais arraigados os problemas domésticos, são por natureza revoltados contra alguma coisa, que nem mesmo eles sabem definir, são os "rebeldes sem causa", e que os professores procuram “consertar”. Sempre procuram cativar os líderes da turma, que muitas vezes colaboram para “acertar” a classe. Enfim, haja paciência, e muita sabedoria para contornar certas situações.
Enfim, temos que registrar aqui uma homenagem a estes que são a verdadeira ligação “intergeracional”. É um trabalho de “sapa”, nem sempre compreendido, mal remunerado e super sacrificado. Afinal, estão lidando com o futuro das crianças. Muitas vezes crianças-problema são “consertadas” na sala de aula, graças ao trabalho psicológico lá desenvolvido pelos professores. Muitas vezes o trabalho dos professores é estragado pela falta de uma complementação doméstica. 
Claro que existem exceções,mas isso já é outro papo...
Terminando, sigam o conselho deste seu mestre: 
TENHAM UM LINDO DIA.

"Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto."
(Albert Einstein)


ORIGEM DO DIA DO PROFESSOR

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fonte: 

SER PROFESSOR OU PROFESSORA

Toda criança vai à escola,
Para iniciar-se no bê-a-bá,
Como o saber não vem com ela,
O Mestre está apto a ensinar.Pessoas propensas em educar o outro Ser,
Incumbem-se em ser conscientes e preparadas.
Lidar com gente criança é óbvio conceder
Paciência, maneiras, "ginga" e ser planejada.Se a lição do aluno está ruim, em desacordo,
A professora diz: -"Você pode melhorar!"
Ainda o incentiva: -"Você tem potencial!"
Desse modo liberto para acertar,
O aluno crê na professora e no ensino atual!A liberdade atual não possui austeridade.
Há alunos "ligados" em saber o nada,
Não recebendo dos pais a educação adequada,
Infernizam Mestres e os colegas de sala!Boa Professora tem vocação para o ensino.
Ela prepara aulas e prima no ensinar,
Dedicadas, se doam aos alunos como a seus filhos,
Suas ideias levam às crianças ao caminho do tino!Cuidar de crianças e adolescentes são emoções!
Apesar do desgaste, a Professora se sente enaltecida,
Pais e alunos dão-lhes congratulações,
Por fixarem à nação a boa educação...
A imagem da boa "Tia" se guarda para toda a vida!!! "O ensino, sem incentivos, corre o risco de ser inexpressivo!"

Autor: Manuel de Almeida 

Textos e imagens retirada da internet.

DICAS USANDO ALIMENTOS 4

ARTE COM ALIMENTOS
IDEIAS GENIAIS

Mini Tortinhas feitas com massa para biscoito



Flor de Pepino, siga o passo a passo 
pelas sequencia das fotos

Que tal um hot dog no pão de fôrma ? 

a receita é fácil fácil e tá lá no blog
www.pitadinha.com

FAÇA VOCÊ MESMO BOLO LISTRADO

Aprenda com esse PAP, a fazer um lindo e diferente

BOLO LISTRADO
Vale a pena, pois fica lindo ao cortar.



Corte o bolo conforme foto e recheie a gosto,
rápido, fácil ; delicioso!!

 
CupCake coração


Para quem gosta de CupCake como eu olha que 
idéia mais original e fácil de fazer. 
Use a receita que você tem e coloque uma 
bolinha de gude do lado da forminha fazendo 
um coração com certeza seus clientes irão adorar.

Tão simples e deixa seu bolo especial,
faça um brigadeiro ou um creme de sua preferência,
cave o bolo (conforme foto) recheie e pronto...
Sirva e os elogios surgirão!!!

OVO FRITO NO ANEL DE CEBOLA
Cogumelos de Rabanetes

PAP-ROCAMBOLE ARCO IRIS


Siga o PAP,e faça um delicioso Rocambole Colorido
É lindo de se ver e recheado com chantilly ou 
creme de sua escolha,
fica lindo!!!!!
É muito fácil...
Use a receita de rocambole de sua preferência.
Vá tingindo em pequenas porções as massas cruas, 
com anilina comestível
Coloque cada cor dentro de um saco de 
confeiteiro, e vá posicionando alternadamente 
dentro de assadeira
untada e enfarinhada.
Tome o cuidado com as cores...
Leve a assar
Espere esfriar para colocar o recheio e enrolar.










Use chocolate branco, para as cores com 
corantes comestíveis, faça primeiro o desenho 
que você quer depois de seco cubra com o chocolate branco.
Lembrando que na hora de tirar da "forma" 
tenha cuidado para não quebrar. 
Faça um bolo de sua preferência e coloque 
dentro e cubra como você quiser.







Batatas Duquesa 
ou Pommes Duchesse

Ingredientes

-500 g de babata
- 2 gemas
- 15 g de manteiga
- Sal e pimenta q.b.
- Noz-moscada q.b.

Cozinhe as batatas e amasse-as para purê. 
Acrescente 1 gema, a manteiga, sal, pimenta e noz-moscada. 
Coloque em um saco de confeitar com bico de pitanga.

Unte um tabuleiro com manteiga e faça 
rosetas com a massa. Pincele com a outra gema as 
rosetas e leve ao forno pré-aquecido, até dourar. 
Sirva com carne de sua preferência.




Excelente substituto para ovos cozidos tradicionais
 Em uma forma Teflon (ou silicone) ou bandejas de mini bolo 
pode fazer os mini-ovos ou mini-omelete. 
Se desejar, eles podem adicionar o que quiser 
- o tomate, espinafre, camarão, presunto, etc 
Mas o bacon e queijo gorduroso melhor não colocar.
 Omeletes prontos e ovos pode serem guardados em 
um recipiente e usado para sanduíches.


Trufa girassol 

Fonte com passo a passo:

A receita desse "cupcake de brócolis esta 



Salga-ditos de queijo e presunto
Os aperitivos frios são perfeitos para dias 
como hoje, quando o sol torna espetacular. 

ingredientes

Fatias de presunto cozido:
* Massa folhada;
* 1 ovo;
* queijo ralado.

Preparação:
Espalhe a massa folhada até que ele é finito possível, e dividi-lo em três secções alongadas. Espalhe sobre um dos lados da massa com queijo ralado e outros presunto cozido picado. Enrole com cuidado para não deixar nada e tubos com massa como mostramos na imagem. Depois de tê-los, cortar em um tamanho de cerca de dois dedos de modo que não são nem muito pequeno nem muito grande.
Pincele com um ovo para dar-lhes um pouco mais de brilho. Coloque o forno para pré-aquecer a 180 graus e colocado no forno para cozer até a massa começa a subir.

Flor de Cenoura


Bolo Arco Iris

Bolo Barbie

Bolo Coruja

Pizza, sucesso garantido e decorada assim mais ainda. 
Nas bordas foi colocado salsichas.






Fonte: 



 



Fonte: 


Uma ideia interessante como fazer uma trança 
de massa de pão com canela.



Interessante a ideia-exterior, torta com rosas de maçãs. 
Muito impressionante, apesar do trabalho demorado.