segunda-feira, 14 de outubro de 2013

OSHO

Amor Maduro
O que acontece quando uma flor floresce numa floresta densa sem ninguém para apreciar isso, ninguém para tomar conhecimento de sua fragrância, ninguém para passar e dizer “que bela!”, ninguém para sentir-lhe a beleza, a alegria, ninguém para partilhar — o que acontece à flor? Morre? Sofre? Fica apavorada? Comete suicídio? 

Ela continua a florescer, simplesmente continua a florescer. Não faz nenhuma diferença se alguém passa ou não; isso é irrelevante. Ela continua espalhando sua fragrância aos ventos. Continua a oferecer sua alegria a Deus, ao todo. 

A pessoa madura tem integridade para ficar sozinha. E quando uma pessoa madura dá amor, faz isso sem nenhuma amarra que a ate — ela simplesmente dá. Quando a pessoa madura dá amor, ela se sente grata pelo fato de você ter aceitado o amor dela, não vice-versa. Ela não espera que você seja grato por ele 

— não, de forma alguma; ela nem sequer precisa dos seus agradecimentos. Ela é grata a você por você ter aceitado o seu amor.

E quando duas pessoas maduras estão apaixonadas, um dos maiores paradoxos da vida acontece, um dos fenômenos mais belos: elas estão juntas e ainda se sentem imensamente sós. Estão de tal modo juntas que são quase uma única pessoa; mas sua unidade não destrói a sua individualidade — na realidade, aumenta-a, elas se tornam mais individuais.

Duas pessoas maduras e apaixonadas se ajudam uma à outra para se tornarem mais livres. Não há nenhuma política envolvida, nenhuma diplomacia, nenhum esforço para dominar.

Como você pode dominar a pessoa que você ama? Reflita sobre isso — a dominação é um tipo de ódio, de raiva, de inimizade. Como você pode pensar em dominar a pessoa que você ama? Você adoraria ver essa pessoa totalmente livre, independente; você lhe daria mais individualidade. 

Eis por que eu chamo a isso de o maior paradoxo: elas se sentem tão unidas, que são quase uma pessoa, mas ainda nessa unidade elas são indivíduos. A individualidade delas não é desfeita - aumentou. O outro a enriqueceu no que concerne à liberdade.

As pessoas imaturas que se apaixonam destroem a liberdade uma da outra, criam uma forma de servidão, uma prisão.Pessoas maduras e apaixonadas se ajudam a ser livres; se ajudam mutuamente a destruir todos os tipos de escravidão. E quando o amor flui com liberdade, há beleza. Quando o amor flui com dependência, há feiúra.

E sem liberdade você nunca pode ser feliz, não é possível. A liberdade é o desejo intrínseco de cada homem, de cada mulher - a liberdade absoluta, a liberdade total. Assim, qualquer coisa que se torne nociva à liberdade é alvo de ódio para a pessoa.

O amor, para ser realmente amor, tem de ser “amor-ser”, “amor-dádiva”. O “amor-ser” significa um estado de amor — quando você chegou em casa, quando você soube quem você é, então o amor aflora no seu ser. A fragrância se espalha e você pode dá-la aos outros.

Como você pode dar algo que não tem? Para dar amor, a primeira exigência básica é ter amor.


Osho, em "Maturidade
Fotos em gif da internet

Sorriso interior
Quando: 
Sempre quando você estiver sentado sem nada para fazer.

Primeiro Passo: Respire pela Boca.
Relaxe o maxilar inferior e deixe sua boca ligeiramente aberta. Comece a respirar pela boca, mas não profundamente. Apenas deixe o corpo respirar assim isso fica mais e mais superficial. E quando você sentir que a respiração ficou bem superficial e sua boca aberta e mandíbula relaxada, todo seu corpo se sentirá bem relaxado.

Segundo Passo: Sinta um Sorriso.
Nesse momento, comece a sentir um sorriso – não na sua face, mas por todo seu ser – e você será capaz disso. Isso não é um sorriso que chega aos lábios; é um sorriso existencial que se espalha por dentro. Tente e você saberá o que é, porque isso não pode ser explicado.
Não há necessidade de sorrir com seus lábios na sua face, mas apenas como se você estivesse rindo a partir da barriga, a barriga está rindo.
E é um sorriso, não uma risada, então isso é bem suave, delicado, frágil – como uma pequena rosa se abrindo na barriga e a fragrância se espalhando por todo o corpo.

Uma vez que você conhece o que esse sorriso é, você pode permanecer feliz por vinte e quatro horas do dia. E sempre quando você sentir que está perdendo essa felicidade, basta fechar os olhos e pegar esse sorriso novamente, e ele estará lá. Durante o dia tantas vezes quanto você possa, você pode agarrá-lo. Ele está sempre lá.

Osho, em Osho.com

Insegurança
Não existe nenhum seguro contra a morte. E, quanto mais você torna a vida segura e protegida, mais ela se torna seca e desértica. 

A insegurança significa que você tem de permanecer desperto, alerta a todos os perigos. E a vida está sempre sobre o fio da navalha. 

. As árvores estão vivendo, os pássaros estão vivendo, os animais estão vivendo; eles não conhecem nada sobre seguros, não conhecem nada sobre segurança. Eles não estão preocupados — é por isso que podem cantar a cada manhã. 
Você não pode cantar a cada manhã. Talvez nunca tenha cantado em nenhuma manhã. Suas noites estão repletas de pesadelos de insegurança, incerteza, perigos à espreita. Pela manhã você acorda, não alegremente; acorda para de novo encenar as inseguranças da vida, os problemas, as ansiedades. 
Mas ouça os pássaros. Eu não acho que eles tenham perdido nada. Apenas observe o cervo, sua beleza e agilidade; veja as árvores, que podem ser cortadas a qualquer momento. Mas elas não estão preocupadas com isso; sua preocupação é com o próximo momento — esse momento é todo júbilo, todo paz. Tudo é verde, tudo é sumarento. 

Eu posso entender que você tenha envelhecido, e à medida que uma pessoa fica mais velha... em outras palavras, você está dizendo que a morte está se aproximando. Mas não há como impedi-la. E, se você não pode impedir a morte — e ninguém jamais foi capaz de impedir a morte —, então é melhor não se incomodar com ela. 
O que tem de acontecer acontecerá, mas por que destruir o seu momento por algo que ainda não aconteceu? Deixe acontecer primeiro, então você poderá se preocupar com isso. 
Vocês viram, apenas alguns anos atrás havia hippies em todo o mundo. Todos tinham menos de trinta anos. Mas um estranho fenômeno aconteceu e ninguém observou isso: depois dos trinta, para onde foram aqueles hippies? 
Depois dos trinta eles começaram a se preocupar com segurança e seguros. Metade da vida havia passado, e eles a aproveitaram ao máximo, mas agora a velhice virá e a morte chegará. Eles se esqueceram de tudo sobre a filosofia hippie — subitamente se tornaram caretas! 
E eu tenho informações de meus amigos de que aqueles hippies que não tomavam banho, que não se barbeavam, que não escovavam os dentes, hoje se comportam perfeita e normalmente — tomam banho, fazem a barba, escovam os dentes. Estão trabalhando, e trabalhando eficientemente, em escritórios, em fábricas, mas todos eles desapareceram. 

À medida que uma pessoa envelhece, a sombra da morte começa a cair sobre ela; é isso que cria o medo. 
Agora é tempo de entrar sincera e autenticamente na meditação, porque esse é o único espaço que pode libertá-lo de todos os medos da morte, da velhice, da doença. Torna-o consciente de que você não é o corpo, não é a mente, não é apenas esta vida, você é vida eterna. A morte aconteceu muitas vezes e você ainda está vivo, e a morte vai acontecer muitas vezes e você ainda permanecerá vivo. 

A derradeira conclusão da meditação é: viva o momento em sua totalidade, intensa e alegremente. Não há nada a temer, porque até mesmo a morte é uma ficção. Não há nenhuma necessidade de seguro, de nenhuma certeza. 
Viva momento a momento, confiando em toda a existência, assim como os pássaros, assim como as árvores confiam nela. Não se separe da existência, torne-se parte dela, e a existência tomará conta de você. Ela já está tomando conta de você

Osho, em "Dinheiro, Trabalho, Espiritualidade"

Expectativas
“Pare de procurar preencher as expectativas dos outros e pare de esperar que os outros preencham as suas. Lembre-se: se você sofrer, você estará sofrendo por sua causa; se os outros sofrem, eles sofrem por causa deles. Ninguém sofre por causa dos outros – lembre-se disso profundamente. Somente, então, você será capaz de ser realmente sincero para com seu ser interior.”

“Uma vez que você abandone as expectativas, você aprendeu a viver. Então tudo o que acontece o(a) deixa satisfeito(a), seja o que for. Você nunca fica frustrado, simplesmente porque, em primeiro lugar, você não estava esperando nada. Assim, a frustração é impossível. A frustração é uma sombra da expectativa. Com o abandono da expectativa, a frustração cai por sua própria conta.”
_Osho_ 

O amor respira através do riso
O amor respira através do riso. Quando o amor permanece brincalhão, um divertimento, uma alegria,ele cresce. 
Cresce ao infinito, mas o caminho tem que ser percorrido com o riso. 
E para permanecer no riso, é preciso entender muitas coisas. Devemos rezar para Deus pedindo apenas uma coisa: ajuda-me apermanecer sempre na surpresa. Deixa-me ser surpreendido todos os dias, todos os momentos de minha vida. 
Então há riso, então há alegria. Na alegria e no riso, o amor cresce — é o solo perfeito para o amor. 
Em meu modo de ver, o amor cresce no riso e, se o amor e o riso chegam a um ponto de encontro, a uma síntese, isso acontece automaticamente. Se ambos ficam bastante tempo juntos e permanecem íntimos, logo a distinção desaparece: absorvem-se um no outro. 
Quando o amor e o riso se absorvem, há oração — nasce a oração. A oração é a transformação alquímica do amor e do riso. 
A oração não pode nunca ser séria, porque vem do amor e vem do riso.

Osho, em "Riso: A Religião Essencial"

Nenhum comentário:

Postar um comentário