sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Como Guardamos os Nossos Alimentos




Quantas vezes eu perdi verduras e legumes, isso pra não falar nas frutas. Só por não saber como cuidar deles adequadamente e armazenar no lugar certo. Mas, agora é diferente e eu preciso dividir este conhecimento com vocês.

Se a gente lavar e conservar os vegetais em embalagens lacradas, eles vão durar muito mais tempo e estas embalagens podem ser lavadas e reutilizadas. 

A alface, por exemplo, fica fresca por mais tempo se você lavar e secar bem antes de guardar em saco plástico. Se for do tipo ziploc facilita muito, mas se não for tudo bem, use o comum o resultado é o mesmo só precisa retirar o ar e feche.


O pimentão, a berinjela, a abóbora, a beterraba, o cogumelo, o brócolis, a cenoura, a couve-flor, o aipo, a vagem e o repolho você também no saco plástico sem tirar o ar (frouxo) e colocar no gavetão da geladeira que é hermética e mantém a umidade.



Alguns vegetais não se dão bem com ar frio o pepino é um deles, você pode mergulhá-lo em água fria e depois conservá-lo em local seco e fresco. A batata também, pois o amido se degrada muito rápido. A abobrinha, o alho, o gengibre, o tomate e as cebolas maduras ficam melhores em local fresco e seco.


Quase todas as frutas se dão melhor em temperatura ambiente até amadurecer. Isso inclui maçã, melão, pera, ameixa, abacate, pêssego e abacaxi. As frutas mais delicadas como a uva e o morango não devem ser lavadas a não ser na hora de comé-las, pois a camada que as envolve serve de proteção. Guarde-as em sacos plásticos com furos para não abafá-las.


As frutas cítricas como a laranja e o limão devem ser mantidas em temperatura ambiente porque tem uma cobertura cerosa que conserva seu frescor.



As ervas frescas como a salsa, a cebolinha e o coentro podem ser guardados sem lavar em sacos plásticos frouxos e na gaveta da geladeira ou picados e congelados em potes adequados.

Cliquem no link e saibam mais sobre armazenamentos
de alimentos e conservas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário